TPM


Como atenuar os sintomas…

  • A mulher no período menstrual sofre em geral manifestações psicológicas, físicas e comportamentais. As mais comuns são a irritabilidade, ansiedade, oscilação de humor, compulsão por doces e carboidratos, inchaço, prisão de ventre… 🚫Evite👎🏼: Alimentos ricos em sódio; alto teor de açúcar refinado; frituras; carne vermelha em excesso; chá preto ou café em excesso; bebidas alcoólicas… ✅Prefira👍🏼: Uma alimentação rica em vitaminas e minerais listados a segui:Cálcio: Alivia as dores de cólica e a irritabilidade .
    Fontes: Folhas verde escuro (couve e brócolis),leite e seus derivados .
    Magnésio: Melhora as alterações do humor e a irritabilidade.Este mineral complementa o cálcio.
    Fontes : Arroz integral, folhas verdes escuras, brotos germinados ,grão de bico.
    Ácidos graxos(poliinsaturados): Reduz o inchaço e ameniza irritabilidade.
    Fontes: Ômega 3 e 6 (óleo de peixe do mar , salmão, atum )e semente de linhaça.
    Vitamina C: Ela atua na produção dos neurotransmissores ,melhorando o sono e a ansiedade.
    Fontes: Kiwi, acerola, abacaxi, morango ,limão ,laranja, goiaba, caju.

    Vitamina B12: Combate a anemia, sua falta pode ocasionar fraqueza e desânimo.
    Fontes: Levedo de cerveja, carnes vermelhas ,laticínios, frango, peixe e frutos do mar.

    Vitamina B6: Melhora o enjôo, as dores de cabeça e diminui a irritabilidade. Melhora a produção de seratonina (neurotransmissor responsável pelo prazer e bem estar)
    Fontes: Arroz integral, gérmen de trigo, aveia, nozes, amendoim , fígado de boi, folhas verdes e leguminosas.
    Vitamina B1: Atua na produção da Serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
    Fontes: arroz integral, aveia, gema de ovo, semente de linhaça, semente de girassol, semente de gergelim.
    🍵Alguns chás também podem ajudar à minimizar o inchaço e acalmar a irritabilidade: camomila, cavalinha, cidreira… ✋🏼ATENÇÃO: Converse com o seu Nutricionista sobre a melhor estratégia dietética para você, pois cada indivíduo tem suas particulares necessidades nutricionais. #tpm #nutrition #nutricionista#fitness #emagrecimento #hipertrofia#nutriçãofuncional#porumavidamaissaudavel